VOLKSWAGEN-T CROSS SENSE DINAMICA CAR

VOLKSWAGEN-T CROSS SENSE 1.0 TURBO

Descrição

VOLKSWAGEN-T CROSS SENSE

O VOLKSWAGEN-T CROSS SENSE 1.0 TSI AT 2022 é a versão de entrada do SUV da VW no Brasil com motor turbo, que busca equilibrar custo, conforto e desempenho para quem quer entrar na categoria de SUVs compactos sem pagar pelos opcionais mais caros. Vou te dar um panorama bem completo — mecânica, desempenho, vantagens, desvantagens e se vale a pena pra diferentes perfis de uso.


Dados técnicos e motorização

  • Motor 1.0 litro turbo (EA211, 3 cilindros, injeção direta) flex (etanol / gasolina).

  • Potência: 128 cv com etanol / 116 cv com gasolina, a 5.500 rpm.

  • Torque: 20,4 kgf·m tanto para etanol quanto para gasolina, disponível a 2.000 rpm.

  • Câmbio: automático de 6 marchas, com conversor de torque, tração dianteira.


Dimensões, peso e demais características físicas

  • Entre-eixos: 2.651 mm — bom para o segmento, ajuda no espaço interno.

  • Comprimento: 4.199 mm, largura: 1.760 mm, altura: 1.568 mm.

  • Vão livre do solo: 191 mm — uma vantagem para pisos ruins ou obstáculos menores.

  • Peso: em torno de 1.220‑1.252 kg dependendo da aferição. Porta‑malas: 373 litros. Bom para a categoria de SUVs compactos.

  • Tanque: 52 litros de combustível.


Desempenho

  • Aceleração 0‑100 km/h: cerca de 10,4 segundos. Velocidade máxima: aproximadamente 184 km/h.


Consumo e autonomia

Depende muito se usar etanol ou gasolina, e se for uso urbano ou rodoviário. Aqui vão os dados oficiais + de usuários:

  • Autonomia estimada: com tanque cheio, pode-se chegar a ~700‑750 km em estrada usando gasolina, ou cerca de ~500‑520 km com etanol, dependendo da forma de dirigir e das condições.


Equipamentos e itens de série

Considerando que é versão de entrada (“Sense”), os recursos são bons para o nível básico, mas com algumas ausências frente às versões mais caras:

Itens que já vêm de série:

  • 6 airbags: frontais, laterais e de cortina.

  • Controle de estabilidade (ESC) e de tração.

  • Assistente de partida em rampa (Hill Hold).

  • Direção elétrica.

  • Bancos revestidos em tecido; ajuste de altura do motorista; bancos traseiros bipartidos.

  • Vidros elétricos dianteiros e traseiros (com função “one touch” nos dianteiros).

  • Ar‑condicionado com filtro de poeira/pólen.

  • Luzes diurnas em LED, lanternas traseiras em LED.

  • Retrovisores elétricos com função tilt down no lado direito, sensor crepuscular, faróis de neblina com função “cornering light” etc.

Itens que não vêm (ou vinham como opcionais em versões mais caras):

  • Rodas de liga leve: na versão Sense são de aço com calotas.

  • Alguns acessórios de conforto/fino acabamento faltantes: por exemplo, saídas de ar traseiras, saída de ar condicionado traseira, apoio de braço central para quem vai atrás (dependendo do ano) etc.

  • Equipamentos mais sofisticados de assistência ao motorista geralmente estão presentes em versões superiores.


Pontos positivos

  1. Custo‑benefício razoável — pela potência do motor turbo, desempenho do TSI, e os itens de segurança básicos. Para quem quer um SUV compacto novo ou semi‑novo, entrega bastante.

  2. Motor ágil para a categoria — o turbo entrega bom torque já em rotações relativamente baixas, o que ajuda no trânsito.

  3. Espaço interno decente — principalmente no banco de trás para passageiros, entre‑eixos é bom, porta‑malas adequado.

  4. Versatilidade — consegue se comportar razoavelmente bem tanto em cidade quanto em estrada, graças ao motor turbo + caixa automática.

  5. Boa altura e folga para piso ruim — o solo elevado ajuda bastante na maioria das estradas brasileiras com imperfeições.

  • Pessoas que vão usar majoritariamente na cidade, com algumas viagens ocasionais, e que prezam por segurança, confiabilidade e boa dirigibilidade, e não necessariamente luxos ou muitos opcionais.

  • Quem busca entrar no segmento de SUV compacto, mas não quer pagar pelas versões topo de linha.

  • Famílias pequenas ou casais, ou mesmo quem transporta carga moderada, pois tem porta‑malas decente.

  • Quem valoriza mercado de revenda de VW, já que a marca tem boa aceitação e assistência, peças de reposição relativamente acessíveis (em comparação com marcas importadas ou nichos).

Se você dirige muito em estrada, com muitos trechos de subida ou precisa frequentemente acelerar ou ultrapassar com peso, versões mais potentes podem te dar mais tranquilidade.

Características

04 Portas
Air bag duplo
Alarme chave
Ar condicionado
Ar quente
Bluetooth
Câmbio automático
Câmera de ré
Completo
Computador de bordo
Controle de som no volante
Desembaçador traseiro
Direção elétrica
Engate para Reboque
Espelho elétrico
Farolete
Limpador traseiro
Pintura metálica
Som
Tela multifunções
Trava elétrica
Vidro elétrico

Entre em contato através do nosso Whatsapp
resposta em poucos minutos

Entre em contato através do nosso Whatsapp
resposta em poucos minutos

Simule agora mesmo um financiamento

Preencha o nosso formulário