VOLKSWAGEN-JETTA COMFORTLINE 2.0

Descrição

VOLKSWAGEN-JETTA COMFORTLINE

Vamos falar em detalhes sobre o VOLKSWAGEN-JETTA COMFORTLINE 2.0 2013, um sedã médio que conquistou muitos admiradores no Brasil por seu bom desempenho, espaço interno e confiabilidade. Este modelo em particular se destacou por oferecer um pacote equilibrado entre conforto, desempenho e custo-benefício, posicionando-se como uma das melhores opções na sua categoria à época.


Design e Estilo

O Jetta 2013 apresentava um visual mais conservador em comparação a concorrentes mais ousados, como o Honda Civic ou o Hyundai Elantra, mas ainda assim transmitia uma imagem de solidez e sobriedade. A versão Comfortline trazia rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis com máscara negra e detalhes cromados sutis que conferiam um ar de sofisticação. As linhas eram retilíneas, o que refletia a identidade visual da Volkswagen naquele período, priorizando elegância discreta em vez de extravagância.


Motorização e Desempenho

A versão Comfortline vinha equipada com o motor 2.0 Total Flex de 8 válvulas, com potência de 120 cv com gasolina e 116 cv com etanol, entregues a 5.250 rpm. O torque máximo era de 18,4 kgfm (etanol) e 18,1 kgfm (gasolina), disponível a 2.500 rpm. Embora não fosse o motor mais moderno — pois ainda utilizava comando de válvulas simples e não tinha tecnologias como injeção direta — o desempenho era satisfatório para a proposta do carro, especialmente com o câmbio automático Tiptronic de 6 marchas, que oferecia trocas suaves e até mesmo a possibilidade de mudanças manuais, por meio do modo sequencial.

Essa motorização oferecia um comportamento mais voltado ao conforto do que à esportividade. O carro não era exatamente ágil em arrancadas, mas tinha retomadas decentes e um bom isolamento acústico, o que contribuía para uma condução tranquila tanto em cidade quanto em estrada.


Consumo de Combustível

Um dos pontos mais discutidos do Jetta Comfortline 2.0 era o consumo de combustível. Por ser um motor relativamente antigo e pesado para a potência que entregava, o consumo urbano girava em torno de 6,5 a 7,5 km/l com etanol e 9 a 10 km/l com gasolina. Em rodovias, esses números podiam subir para 9 a 10 km/l com etanol e até 13 km/l com gasolina, dependendo do modo de condução. Ou seja, o consumo não era dos mais baixos, especialmente considerando concorrentes com motores mais modernos e eficientes.


Conforto Interno e Acabamento

O interior do Jetta Comfortline 2013 era bem construído, com plásticos de boa qualidade e ótimo encaixe das peças, embora não chegasse ao nível de sofisticação de versões mais caras como a Highline. O espaço interno era um dos destaques: acomodava confortavelmente cinco adultos, com bom espaço para as pernas no banco traseiro e 510 litros de capacidade no porta-malas — um dos maiores da categoria.

A lista de equipamentos incluía ar-condicionado digital, direção hidráulica, vidros, travas e retrovisores elétricos, sistema de som com Bluetooth e entrada auxiliar, computador de bordo, piloto automático, sensores de estacionamento traseiros e volante multifuncional com ajustes de altura e profundidade. Os bancos, apesar de revestidos em tecido nessa versão, ofereciam bom apoio lateral e conforto para longas viagens.


Segurança

Em termos de segurança, o Jetta Comfortline 2.0 2013 contava com freios ABS com EBD, airbags frontais, encostos de cabeça e cintos de três pontos para todos os ocupantes, além de sistema Isofix para cadeirinhas infantis. Ele também apresentava uma estrutura robusta, construída sobre a plataforma PQ35, a mesma de modelos como o Golf e o Audi A3 da época, o que contribuía para um bom desempenho em testes de impacto.


Manutenção e Confiabilidade

O Jetta Comfortline se destacou pela confiabilidade mecânica. Seu motor 2.0 8V é antigo, mas extremamente robusto e de manutenção simples, com peças amplamente disponíveis no mercado nacional. Muitos donos relatam que, com manutenções preventivas em dia, o carro chega facilmente aos 200 mil km sem grandes problemas mecânicos.

Entretanto, é importante mencionar que o câmbio automático Tiptronic, apesar de confiável, pode apresentar custos de manutenção mais altos se negligenciado.

Características

04 Portas
Air bag duplo
Alarme chave
Ar condicionado
Ar quente
Banco com regulagem de altura
Banco de couro
Bluetooth
Câmbio automático
Completo
Computador de bordo
Desembaçador traseiro
Direção hidráulica
Espelho elétrico
Farolete
Parachoque na cor
Roda liga leve
Sensor de estacionamento
Som
Trava elétrica
Vidro elétrico

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