TOYOTA-HILUX SRX
Vamos falar sobre a TOYOTA-HILUX SRX CD 4×4 Diesel 2016 em detalhes. Esse modelo representa um marco importante na história da picape mais vendida do Brasil e uma das mais respeitadas no mundo inteiro. A Hilux SRX 2016 trouxe uma série de mudanças em relação às gerações anteriores, tanto no design quanto na parte mecânica e tecnológica. Vamos destrinchar cada parte dela:
Design Externo: Imponente e moderno
A Hilux SRX 2016 foi lançada junto com a oitava geração da picape, que trouxe um visual muito mais moderno e refinado. A dianteira ganhou uma nova grade cromada imponente, faróis afilados com luzes diurnas em LED (DRL) e um capô mais elevado que transmite força e robustez. Os para-choques também foram redesenhados, ganhando linhas mais limpas e agressivas.
Nas laterais, a SRX vem com rodas de liga leve aro 18 com acabamento diamantado, molduras nos para-lamas e estribos laterais cromados, que além de funcionais, dão um ar de sofisticação. Na traseira, o destaque fica para a lanterna com novo desenho e detalhes em LED, além da capota marítima de série e o santantônio estilizado, que reforça a proposta aventureira da caminhonete.
Interior: Conforto de SUV com alma de picape
Ao entrar na Hilux SRX 2016, a sensação é de estar dentro de um SUV de luxo. O acabamento é de alta qualidade, com materiais emborrachados no painel, detalhes em black piano, couro nos bancos (com costuras aparentes), volante multifuncional e ar-condicionado digital de duas zonas.
A central multimídia é um dos destaques: uma tela sensível ao toque de 7 polegadas com navegador GPS, conectividade Bluetooth, entrada USB e sistema de câmera de ré. O painel de instrumentos traz um display TFT colorido entre os dois mostradores analógicos, oferecendo informações como consumo, autonomia e dados do veículo.
Outro ponto forte é o espaço interno. Com cabine dupla, a Hilux SRX acomoda confortavelmente até cinco adultos. O banco traseiro oferece bom espaço para as pernas e encosto ligeiramente inclinado, melhorando o conforto em viagens longas.
Motorização e Desempenho: Força e confiabilidade
A Hilux SRX 2016 vem equipada com um motor 2.8 turbodiesel 16V, da família GD, que substituiu o antigo 3.0 D-4D. Esse novo motor entrega 177 cv de potência a 3.400 rpm e um torque de 45,9 kgfm a 1.600 rpm, quando associado ao câmbio automático de 6 marchas.
Esse conjunto garante um desempenho bastante satisfatório tanto no asfalto quanto fora dele. O novo motor é mais leve, mais econômico e mais silencioso que o anterior. O câmbio automático faz trocas suaves e bem escalonadas, ajudando tanto no conforto quanto na eficiência.
Em termos de tração, o sistema 4×4 da Hilux é tradicional e confiável, com acionamento eletrônico (via seletor no console). Ela também possui a função reduzida, ideal para terrenos mais acidentados. A altura em relação ao solo e os ângulos de entrada e saída fazem dela uma excelente opção para uso no campo, trilhas ou terrenos de difícil acesso.
Segurança: Completa e confiável
A versão SRX é a topo de linha da Hilux 2016, e por isso já vem com uma lista de itens de segurança bem robusta. Destacam-se:
-
Sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista)
-
Controle de estabilidade (VSC)
-
Controle de tração (A-TRC)
-
Assistente de partida em rampa (HAC)
-
Freios ABS com EBD e BAS
-
Câmera de ré
-
Sistema ISOFIX para cadeirinhas infantis
Esses equipamentos colocam a Hilux em um patamar elevado em termos de proteção para os ocupantes, tanto na cidade quanto em situações off-road.
Consumo e manutenção
Apesar de ser uma picape robusta e com tração 4×4, a Hilux SRX 2016 tem um consumo relativamente eficiente para o seu porte. De acordo com dados do Inmetro, ela faz cerca de 9,0 km/l na cidade e até 11,0 km/l na estrada, usando diesel S10.
Em relação à manutenção, a Hilux tem fama de ser extremamente confiável. As revisões são simples, a mecânica é durável e há ampla rede de concessionárias Toyota no Brasil. Isso contribui para um dos maiores índices de satisfação do consumidor.