TOYOTA-HILUX SRV
TOYOTA-HILUX SRV CD 2.7 4×4 Flex Automática 2015, um dos modelos mais procurados do segmento de picapes médias no Brasil. Essa versão combina robustez, confiabilidade mecânica e um bom nível de conforto, sendo ideal tanto para uso urbano quanto para trabalho pesado ou lazer.
Design e Estilo
A Hilux SRV 2015 apresenta um visual imponente e funcional. Mesmo sendo um modelo anterior ao facelift de 2016, ela carrega a identidade visual clássica da Toyota com linhas robustas e uma frente marcante. A grade cromada e os faróis grandes com máscara negra dão um ar moderno à picape. As rodas de liga leve de 17 polegadas, estribos laterais e rack de teto contribuem para o visual aventureiro e ao mesmo tempo elegante da versão SRV.
Na traseira, a caçamba tem bom espaço e vem com protetor, o que é essencial para quem utiliza a Hilux no trabalho. A tampa é reforçada e possui abertura facilitada. O para-choque cromado com estribo integrado também reforça o lado funcional e visualmente robusto do veículo.
Motorização e Desempenho
O coração da Hilux SRV 2015 é o motor 2.7 Flex de quatro cilindros, que entrega 158 cavalos com etanol e 150 cavalos com gasolina, a 5.600 rpm. O torque máximo é de 25 kgfm com etanol e 24,5 kgfm com gasolina, disponíveis a 4.000 rpm. A transmissão é automática de quatro marchas, e a tração é 4×4 com reduzida, o que confere à Hilux ótima capacidade de transpor terrenos acidentados, lama, areia ou subir serras com segurança.
Apesar de não ser tão potente quanto a versão diesel (3.0 turbodiesel), o motor flex oferece desempenho satisfatório, principalmente em uso urbano ou em rodovias. O câmbio automático de quatro marchas pode parecer limitado se comparado com transmissões mais modernas de 5 ou 6 marchas, mas é confiável, com trocas suaves e sem trancos.
Em termos de consumo, a Hilux 2.7 Flex não é das mais econômicas, mas dentro do esperado para o porte e a proposta do veículo. Em média, faz cerca de 5,5 a 6,5 km/l com etanol na cidade, podendo chegar a 8,5 km/l com gasolina em estrada, dependendo do estilo de condução e das condições do trajeto.
Conforto Interno e Equipamentos
No interior, a Hilux SRV 2015 oferece um bom nível de conforto e acabamento. Os bancos são revestidos em couro, com ajustes elétricos para o motorista em algumas versões. O painel é bem organizado e funcional, com comandos acessíveis e materiais de boa qualidade. O volante tem ajuste de altura e traz comandos integrados para som e telefone.
A central multimídia touchscreen inclui GPS, Bluetooth, entrada USB e auxiliar, além de um sistema de som com qualidade razoável. O ar-condicionado é digital automático, proporcionando conforto térmico mesmo em dias mais quentes. Outro ponto positivo são os diversos porta-objetos espalhados pela cabine, ideais para uso no dia a dia ou em viagens longas.
A cabine dupla (CD) garante espaço interno para até cinco ocupantes, com bom espaço para pernas e cabeça. A posição de dirigir elevada oferece excelente visibilidade, aumentando a sensação de segurança.
Segurança
No quesito segurança, a Hilux SRV 2015 conta com freios ABS com EBD, airbags frontais (motorista e passageiro), cintos de três pontos para todos os ocupantes e sistema de travamento central. O chassi reforçado e a altura do solo também colaboram para a segurança passiva em colisões.
Vale lembrar que, embora hoje muitos modelos concorrentes ofereçam controles de tração e estabilidade (ESP), essa versão da Hilux ainda não contava com esses recursos como itens de série.
Durabilidade, Manutenção e Revenda
Um dos grandes diferenciais da Toyota Hilux é sua confiabilidade mecânica. É comum ver unidades com mais de 200 mil km rodados ainda em bom estado de funcionamento. A manutenção preventiva é simples e as peças, embora não sejam as mais baratas do mercado, têm boa durabilidade e ampla disponibilidade.