TOYOTA-HILUX SRV
A TOYOTA-HILUX SRV CD 2.7 4×4 Flex 2015 é uma das versões mais equilibradas da lendária picape japonesa, combinando confiabilidade mecânica, bom desempenho e versatilidade para uso urbano e fora de estrada. Em sua versão SRV (uma das mais completas), a Hilux oferece uma série de equipamentos voltados ao conforto e à praticidade, sem abrir mão da robustez que tornou a linha um sucesso mundial.
Design e Acabamento
O design da Hilux 2015 já apresenta uma aparência moderna e robusta, com linhas agressivas na dianteira, faróis envolventes e grade cromada, o que confere uma presença marcante nas ruas ou estradas de terra. A versão SRV traz detalhes cromados nos espelhos, maçanetas e para-choques, além de rodas de liga leve de 17 polegadas que reforçam o estilo aventureiro da picape.
Na cabine, a SRV CD (Cabine Dupla) aposta em um bom acabamento para um veículo desse porte. Os bancos são revestidos em couro, o painel tem detalhes em black piano e o volante multifuncional possui ajustes e comandos de áudio. Embora não seja um exemplo de luxo, o interior é funcional, bem construído e durável — características essenciais para quem usa o veículo no trabalho e também em momentos de lazer.
Motorização e Desempenho
Sob o capô, a Hilux SRV 2.7 Flex 2015 traz o motor 2.7 VVT-i de quatro cilindros, que entrega 158 cv de potência com etanol (ou 150 cv com gasolina) e torque de 25 kgfm, acoplado a um câmbio automático de 4 marchas. Embora não seja a opção mais potente da linha — que também conta com versões a diesel —, o motor 2.7 flex dá conta do recado, principalmente no uso misto entre cidade, estrada e trilhas leves.
Seu desempenho é satisfatório, com aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 12 segundos. Não é um esportivo, mas cumpre bem sua proposta de força e durabilidade. A tração 4×4 com reduzida, acionada por botão no painel, garante que a Hilux SRV possa enfrentar terrenos acidentados, trilhas e lama com relativa facilidade.
Consumo de Combustível
Como toda picape média com motor flex, o consumo não é o ponto forte. Em média, a Hilux 2.7 flex faz cerca de 5,5 a 6 km/l com etanol na cidade e 7 a 8 km/l com gasolina em uso rodoviário. É um consumo alto, mas justificado pelo peso do veículo, tração integral e construção robusta.
Equipamentos e Itens de Série
A versão SRV é bastante completa e oferece um bom pacote de itens de conforto e segurança. Alguns dos principais equipamentos de série incluem:
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Ar-condicionado digital
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Direção hidráulica
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Vidros, travas e retrovisores elétricos
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Computador de bordo
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Sistema de som com CD/MP3, entrada USB e Bluetooth
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Volante multifuncional com comandos de áudio
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Airbags frontais
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Freios ABS com EBD
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Bancos em couro
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Alarme
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Faróis de neblina
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Rodas de liga leve aro 17
O modelo ainda conta com bom espaço interno, principalmente para os ocupantes dianteiros. Atrás, há espaço adequado para dois adultos com conforto — três passageiros também cabem, mas com menor comodidade.
Capacidade de Carga e Utilidade
A caçamba da Hilux CD SRV tem capacidade para aproximadamente 1.000 kg, e o volume de carga é suficiente para a maioria das aplicações comerciais leves. O revestimento da caçamba e os ganchos de amarração tornam o compartimento prático para transporte de cargas. Além disso, a altura do solo generosa e os ângulos de ataque e saída favorecem o uso off-road.
Manutenção e Confiabilidade
Um dos principais pontos fortes da Hilux está em sua confiabilidade mecânica. O modelo é conhecido por sua durabilidade e manutenção simples, especialmente em comparação com concorrentes mais modernos, mas de manutenção mais delicada. Peças de reposição são amplamente disponíveis no Brasil, e há uma vasta rede de concessionárias e mecânicos especializados.
Embora o custo de manutenção seja um pouco elevado (como em qualquer picape média), a Hilux compensa pela baixa frequência de problemas mecânicos e pela facilidade de revenda.