TOYOTA-FIELDER XEI
A TOYOTA-FIELDER XEI SW 1.8 2008 é uma das últimas representantes da linhagem das peruas médias no Brasil, segmento que já foi extremamente popular, mas foi aos poucos sendo substituído por SUVs e crossovers. Derivada do Toyota Corolla da nona geração (E120), a Fielder chegou ao Brasil em 2004 como uma opção familiar prática, espaçosa e confiável. Em sua versão XEi 2008, ela representa o equilíbrio entre desempenho, conforto e robustez, sendo uma excelente escolha para quem busca um carro versátil e com excelente custo-benefício no mercado de seminovos.
Motorização e desempenho
A Fielder 2008 vem equipada com o consagrado motor 1.8 16V VVT-i, de quatro cilindros em linha, que entrega até 136 cavalos de potência a 6.000 rpm quando abastecido com etanol, e cerca de 125 cv com gasolina. O torque máximo fica em torno de 17,5 kgfm com etanol. Esse motor é conhecido pela sua durabilidade e baixo custo de manutenção, além de ser razoavelmente econômico para uma perua da época.
A versão XEi podia ser encontrada com câmbio manual de 5 marchas ou automático de 4 marchas, com trocas suaves e bem escalonadas. O desempenho é condizente com sua proposta: não é um carro esportivo, mas se sai bem tanto no uso urbano quanto em viagens, oferecendo aceleração linear e comportamento previsível.
Design e espaço interno
Esteticamente, a Toyota Fielder 2008 segue as linhas do Corolla da geração correspondente, com frente elegante, faróis grandes e uma traseira típica de station wagon, com lanternas verticais. O visual pode parecer discreto ou antiquado para alguns, mas é funcional e harmônico.
O grande destaque da Fielder é seu espaço interno e porta-malas, com capacidade para aproximadamente 408 litros (podendo ser expandida com o rebatimento dos bancos traseiros). A cabine oferece espaço generoso para cinco ocupantes, com bom espaço para as pernas no banco traseiro e excelente visibilidade. Os acabamentos internos, mesmo sendo predominantemente em plástico, têm montagem precisa e resistem bem ao tempo, o que é um ponto positivo em carros com mais de 15 anos de uso.
Conforto e equipamentos
A versão XEi era a topo de linha da Fielder, e vinha bem equipada para os padrões da época. Entre os itens de série, destacam-se:
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Ar-condicionado digital
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Direção hidráulica
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Vidros, travas e retrovisores elétricos
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Airbags frontais
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Freios ABS
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Rodas de liga leve aro 15
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Computador de bordo
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Bancos em veludo de boa qualidade (algumas versões com couro)
O isolamento acústico é adequado e o comportamento em estrada transmite segurança. A suspensão, com ajuste voltado ao conforto, filtra bem as irregularidades do piso, tornando as viagens mais agradáveis.
Consumo e manutenção
Um dos principais atrativos da Toyota Fielder é o seu baixo custo de manutenção. O motor 1.8 VVT-i tem fama de “inquebrável” quando bem cuidado, e as peças são amplamente disponíveis no mercado brasileiro, com preços acessíveis. Além disso, por ser derivada do Corolla, a Fielder compartilha diversos componentes com o sedã, facilitando reparos e revisões.
O consumo, mesmo com câmbio automático, é considerado bom para o porte do carro. Em uso urbano, ela faz entre 7 e 8 km/l com etanol e 10 a 11 km/l com gasolina. Na estrada, pode chegar a 13 km/l com gasolina, dependendo do estilo de condução.
Mercado de usados e reputação
A Fielder conquistou um público fiel no Brasil graças à sua durabilidade, conforto e praticidade. Mesmo anos após o fim da sua produção (em 2008), ela ainda é bastante procurada no mercado de usados, com preços variando conforme o estado de conservação e quilometragem. Um exemplar em bom estado pode ser encontrado na faixa dos R$ 25 mil a R$ 35 mil, o que representa uma excelente relação custo-benefício para quem busca um carro espaçoso, confiável e econômico.
VENANCIO AIRES, RIO GRANDE DO SUL.