TOYOTA-COROLLA ALTIS
Vamos falar em detalhes sobre o TOYOTA-COROLLA ALTIS 2.0 2015, um dos sedãs médios mais queridos do Brasil, especialmente nessa versão topo de linha da época. O Altis 2015 representa a 11ª geração do Corolla, que chegou completamente renovada em relação ao modelo anterior. Neste ano, a Toyota apostou em um visual mais moderno e equipamentos mais sofisticados para competir diretamente com o Honda Civic, Chevrolet Cruze e outros sedãs médios do mercado.
Design externo: mais ousado e moderno
O Corolla 2015 marcou uma revolução no design do modelo. Depois de anos com um visual conservador e até um pouco sem graça, a Toyota decidiu investir pesado em um estilo mais agressivo e atual. O Altis, como versão topo de linha, foi quem mais se beneficiou dessa mudança. Ele traz detalhes cromados na grade, faróis com projetores e luzes diurnas em LED, além de rodas de liga leve de 16 polegadas com acabamento diferenciado.
A silhueta do carro ficou mais alongada e fluida, com vincos laterais marcantes e uma traseira bem desenhada, que transmite uma aparência mais refinada. A nova plataforma também permitiu aumentar o entre-eixos para 2,70 metros, o que teve um impacto direto no espaço interno – ponto que falaremos a seguir.
Interior e acabamento: conforto e sofisticação
Ao entrar no Corolla Altis 2.0 2015, o que se destaca de imediato é o bom acabamento e o cuidado com os detalhes. O painel tem um layout mais horizontal, com boa ergonomia e fácil visualização dos comandos. Há uso de materiais macios ao toque no painel e nas portas, além de detalhes cromados e em black piano que elevam a sensação de requinte.
Os bancos são revestidos em couro perfurado e contam com ajustes elétricos para o motorista (algo exclusivo da versão Altis na época). O volante multifuncional também é revestido em couro e traz comandos de som, telefone e do computador de bordo.
O espaço interno é excelente para todos os ocupantes. A distância entre-eixos aumentada garante muito conforto para quem vai atrás, com destaque para o espaço generoso para as pernas. O assoalho traseiro é quase plano, facilitando o uso do banco do meio. O porta-malas, por sua vez, oferece 470 litros de capacidade, ideal para bagagens de viagens em família.
Tecnologia e equipamentos
Sendo a versão topo de linha, o Corolla Altis 2.0 2015 vem muito bem equipado. Os principais itens incluem:
-
Ar-condicionado digital automático de uma zona
-
Central multimídia com tela sensível ao toque, navegador GPS, DVD, Bluetooth e câmera de ré
-
Faróis com projetores e luzes de LED diurnas
-
Chave presencial com partida por botão (keyless)
-
Retrovisores elétricos com rebatimento automático
-
Piloto automático (cruise control)
Embora alguns desses itens já sejam comuns hoje, em 2015, a oferta era bem completa para um sedã médio e destacava o Altis frente a algumas versões dos rivais.
Motorização e desempenho
O coração do Corolla Altis 2015 é o motor 2.0 Dual VVT-i flex, que entrega 154 cv com etanol e 143 cv com gasolina, com torque de 20,7 kgfm a 4.800 rpm. O grande diferencial aqui é o câmbio: o modelo utiliza uma transmissão CVT com simulação de 7 marchas, que proporciona trocas suaves e melhora a eficiência do conjunto.
Apesar de não ser um esportivo, o desempenho é muito satisfatório para a proposta do carro. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em torno de 9,6 segundos, e o comportamento em estrada é confortável e estável. A suspensão privilegia o conforto, absorvendo bem as irregularidades do solo, embora isso signifique uma leve inclinação da carroceria em curvas mais acentuadas.
O consumo é razoável: em torno de 7,2 km/l na cidade e 9 km/l na estrada com etanol, e cerca de 10,6 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada com gasolina, segundo dados do Inmetro.