PEUGEOT-208 ACTIVE PACK
O PEUGEOT-208 ACTIVE PACK 1.5 manual 2015 representa uma das versões mais interessantes do hatch compacto francês no mercado de usados. Lançado no Brasil em 2013, o 208 chegou com a missão de substituir o 207, trazendo uma proposta mais refinada e moderna, tanto em termos de design quanto de tecnologia e acabamento. A versão Active Pack era uma das intermediárias na gama, oferecendo um bom equilíbrio entre custo e equipamentos, especialmente com o motor 1.5 flex e câmbio manual de cinco marchas.
Design e acabamento
O visual do Peugeot 208 sempre foi um de seus maiores atrativos. A carroceria tem linhas elegantes e esportivas, com faróis alongados, grade dianteira em forma de “boca de peixe” (marca registrada da Peugeot na época) e lanternas traseiras com desenho em “garra de leão”. A versão Active Pack 2015 vinha com detalhes diferenciados, como calotas de 15 polegadas com visual moderno, maçanetas e retrovisores na cor do veículo e frisos cromados discretos que reforçam a elegância do modelo.
Por dentro, o 208 se destaca pelo seu acabamento acima da média do segmento dos hatches compactos. A posição de dirigir é um ponto polêmico: o painel de instrumentos elevado (o chamado “i-Cockpit”) exige que o motorista posicione o volante mais baixo, o que pode agradar ou incomodar dependendo da estatura e gosto pessoal. Mas, no geral, o interior é bem montado, com materiais de boa qualidade, texturas diferenciadas e um layout moderno e funcional.
Motorização e desempenho
O 208 Active Pack 1.5 é equipado com o motor 1.5 8V flex da família TU5, desenvolvido em parceria com a Citroën. Ele entrega 93 cv com etanol e 89 cv com gasolina, com torque de até 13,5 kgfm, sempre associado a um câmbio manual de 5 marchas. Apesar de não ser um carro esportivo, o desempenho é adequado para uso urbano e viagens moderadas, especialmente quando o carro está leve.
A direção elétrica tem boa calibragem e torna a condução bastante agradável na cidade. A suspensão, por sua vez, é bem ajustada para o piso brasileiro, oferecendo um bom equilíbrio entre conforto e estabilidade. O carro transmite solidez ao rodar, e a carroceria baixa favorece a aerodinâmica e o comportamento em curvas.
Consumo
Um dos pontos fortes dessa versão 1.5 é o consumo de combustível. Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, os números médios são:
-
Gasolina: 12,6 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada
-
Etanol: 8,8 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada
Esses números são bons para um hatch com motor aspirado, e tornam o 208 Active Pack uma opção bastante econômica no dia a dia.
Equipamentos e conforto
A versão Active Pack 2015 oferece uma boa lista de itens de série para a época. Entre os principais equipamentos, destacam-se:
-
Ar-condicionado
-
Direção elétrica
-
Vidros e travas elétricos
-
Retrovisores elétricos
-
Computador de bordo
-
Rádio com MP3, Bluetooth e entrada USB
-
Central multimídia com tela sensível ao toque de 7”
-
Comandos de som no volante
-
Banco do motorista com regulagem de altura
-
Volante com regulagem de altura e profundidade
-
Faróis com acendimento automático (em algumas unidades)
A central multimídia era um diferencial na época e se mantém útil mesmo hoje, com fácil conectividade. Embora o carro não tenha controle de estabilidade nem piloto automático, ele entrega um pacote respeitável para um hatch compacto de entrada.
Segurança
No quesito segurança, o 208 Active Pack 1.5 vem com:
-
Airbags frontais
-
Freios ABS com EBD
-
Cintos de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes
-
Estrutura reforçada com zonas de deformação
Infelizmente, não há airbags laterais nem controle de estabilidade (que só foram oferecidos nas versões mais caras ou nos modelos mais recentes). Mesmo assim, é um carro que atende às exigências básicas de segurança para um veículo da sua categoria e época.
Espaço interno e porta-malas
O 208 não é dos mais espaçosos entre os hatches compactos, mas acomoda bem quatro adultos. O espaço traseiro é suficiente para dois passageiros de estatura média, mas pode ser limitado para quem tem pernas longas.