NISSAN-FRONTIER SL
A NISSAN-FRONTIER SL CD 2.5 Turbo Diesel 4×4 2014 é uma das versões mais completas da linha Frontier, que já tem tradição no segmento de picapes médias no Brasil. Lançada originalmente com a proposta de aliar robustez para o trabalho pesado com conforto e tecnologia para o uso urbano e familiar, essa picape ainda é muito procurada no mercado de usados por entregar um bom conjunto mecânico e alto nível de equipamentos.
Motor e desempenho
A Frontier SL 2014 vem equipada com um motor 2.5 litros turbodiesel, de quatro cilindros, com injeção direta Common Rail e intercooler. Essa motorização rende 190 cavalos de potência a 3.600 rpm e 45,9 kgfm de torque a 2.000 rpm, acoplada a uma transmissão automática de 5 marchas. Esse conjunto é bastante eficiente tanto para o uso na cidade quanto em situações off-road ou de carga.
O desempenho é um dos destaques da Frontier SL. Apesar de ser um veículo grande e pesado, ela acelera com vigor e tem fôlego para ultrapassagens seguras. A tração 4×4 com reduzida permite encarar trilhas, subidas íngremes e terrenos acidentados com competência. A versão SL oferece ainda seletor eletrônico de tração no painel, facilitando a escolha entre 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida.
Consumo
Sendo uma picape diesel, o consumo é razoavelmente eficiente para o porte do veículo. Em condições urbanas, a média fica entre 8 a 9 km/l, enquanto na estrada pode chegar a 10 a 11 km/l, dependendo da condução e das condições do trajeto. Com um tanque de 80 litros, a autonomia é um ponto positivo, especialmente em longas viagens ou uso em áreas rurais.
Conforto e acabamento
A Nissan Frontier SL é uma das versões mais equipadas da linha 2014. Internamente, ela oferece um bom nível de conforto, com bancos revestidos em couro, ajuste elétrico para o banco do motorista, ar-condicionado digital dual zone, volante multifuncional com comandos de áudio e piloto automático, além de sistema de som com CD/MP3/USB e Bluetooth.
O espaço interno é outro atrativo. Como cabine dupla (CD), acomoda até cinco ocupantes com conforto. O espaço para pernas e cabeças na fileira traseira é adequado para adultos, algo nem sempre comum em picapes médias. A suspensão traseira com feixe de molas garante maior capacidade de carga, mas compromete um pouco o conforto em pisos irregulares quando a caçamba está vazia.
Design e dimensões
Visualmente, a Frontier SL 2014 tem uma aparência robusta e imponente. A frente traz faróis grandes, grade cromada e para-choque com desenho agressivo. As rodas de liga leve de 16 polegadas, estribos laterais e rack de teto reforçam o estilo aventureiro da picape. Na traseira, a caçamba tem bom espaço de carga, com capacidade para cerca de 1.000 kg, dependendo da configuração.
As dimensões são generosas: 5,22 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,79 m de altura e 2,95 m de entre-eixos, o que garante boa estabilidade e espaço interno. O peso bruto total gira em torno de 3.010 kg.
Equipamentos e segurança
Em termos de segurança, a Frontier SL vem equipada com airbags frontais, freios ABS com EBD, sistema de assistência em frenagens de emergência, alarme, trava e vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores com regulagem elétrica e sensor de estacionamento traseiro.
Embora não conte com controles eletrônicos de estabilidade e tração, que só passaram a ser mais comuns em picapes anos depois, o conjunto de segurança da SL ainda é satisfatório para a época.
Manutenção e mercado de usados
No mercado de usados, a Frontier SL 2014 tem boa aceitação, especialmente entre quem busca um veículo confiável e robusto para o trabalho, viagens ou uso misto. A manutenção é relativamente acessível se comparada a concorrentes como Toyota Hilux e Mitsubishi L200, embora o custo de peças e revisões esteja um pouco acima de carros de passeio. A rede da Nissan é ampla e conta com boa oferta de peças no mercado paralelo e recondicionado.