HONDA-HR V EX
O HONDA-HR-V EX 1.8 2018 é uma das versões intermediárias do SUV compacto da montadora japonesa, que se consolidou como um dos modelos mais vendidos do segmento no Brasil. Com foco em conforto, eficiência e durabilidade, o HR-V é reconhecido por oferecer uma condução equilibrada, bom espaço interno e baixo custo de manutenção, características que continuam atraindo consumidores mesmo após alguns anos de lançamento.
Design e Estilo
Visualmente, o HR-V 2018 mantém o estilo moderno e robusto que caracterizou o modelo desde seu lançamento. A versão EX traz faróis com máscara negra e luzes de LED para iluminação diurna (DRL), grade frontal cromada e rodas de liga leve de 17 polegadas, que reforçam o apelo urbano e esportivo do SUV.
Na traseira, o destaque fica para as lanternas com visual afilado que invadem a tampa do porta-malas. O design do HR-V é funcional e contemporâneo, com linhas que contribuem para a aerodinâmica e ao mesmo tempo passam uma sensação de solidez.
Motorização e Desempenho
Sob o capô, o HR-V EX 2018 vem equipado com o já conhecido motor 1.8 i-VTEC Flex, que desenvolve 139 cv com etanol e 140 cv com gasolina, ambos a 6.300 rpm. O torque máximo é de 17,4 kgfm com etanol e 17,3 kgfm com gasolina, atingido a 5.000 rpm. A transmissão é CVT (continuamente variável), que simula sete marchas no modo manual.
Embora não seja um modelo voltado para desempenho esportivo, o conjunto entrega uma condução suave e eficiente, ideal para o uso urbano e rodoviário. O motor 1.8 tem bom torque em baixas rotações e, combinado ao câmbio CVT, oferece respostas lineares e sem trancos. O 0 a 100 km/h é feito em cerca de 11 segundos, um número adequado para a proposta do veículo.
Consumo
Um dos pontos positivos do HR-V é a eficiência energética. Segundo dados do Inmetro (PBEV), o consumo do modelo com câmbio CVT é de aproximadamente 7,1 km/l com etanol na cidade e 8,5 km/l na estrada. Com gasolina, os números sobem para 10,5 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada.
Esses números colocam o HR-V como um SUV econômico dentro da categoria, especialmente quando se considera seu porte, peso e motorização aspirada.
Interior e Conforto
Por dentro, o HR-V EX 2018 se destaca pelo excelente aproveitamento de espaço. Um dos maiores trunfos do modelo é o sistema de bancos chamado Magic Seat, que permite diversas configurações para o transporte de objetos volumosos. Com isso, é possível rebater os bancos traseiros para aumentar o espaço do porta-malas (que já oferece 437 litros na configuração padrão) ou levantar os assentos para carregar objetos mais altos.
A qualidade dos materiais utilizados no acabamento é boa para a categoria, com plásticos bem encaixados e superfícies agradáveis ao toque. A versão EX traz ar-condicionado digital com painel sensível ao toque, volante multifuncional com comandos de áudio e piloto automático, além de central multimídia de 7 polegadas com Bluetooth e conectividade com smartphones (embora ainda sem Android Auto ou Apple CarPlay, que viriam apenas em versões posteriores).
O espaço interno é um dos diferenciais: cinco adultos viajam com conforto, com bom espaço para pernas e cabeça, mesmo no banco traseiro.
Segurança
O HR-V EX 1.8 2018 conta com um bom pacote de segurança, incluindo freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, controle de tração e estabilidade (VSA), assistente de partida em rampas (HSA) e airbags frontais e laterais. O modelo também possui cintos de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes, além de sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis.
Esses recursos contribuíram para que o HR-V obtivesse boas avaliações em testes de colisão e fosse reconhecido como um dos SUVs mais seguros da sua categoria no Brasil.