HONDA-CIVIC EXL
O HONDA-CIVIC EXL é um dos sedãs médios mais populares do Brasil e do mundo, com uma reputação sólida construída ao longo de décadas. O modelo EXL 2.0 2019 representa uma das versões intermediárias da décima geração do Civic, oferecendo um equilíbrio interessante entre preço, desempenho, conforto e tecnologia.
Design e Estilo
A estética do Civic EXL 2019 é marcante e esportiva, fugindo do tradicionalismo que muitos sedãs adotam. A frente imponente conta com faróis afilados com luzes diurnas em LED, grade cromada e para-choque com linhas agressivas. O conjunto confere ao carro um visual moderno e arrojado, agradando tanto ao público mais jovem quanto ao mais conservador.
Na lateral, destacam-se as rodas de liga leve aro 17, os vincos marcantes na carroceria e o perfil aerodinâmico, com uma leve queda no teto que remete ao estilo fastback. Na traseira, o destaque vai para as lanternas em forma de “C” que invadem a tampa do porta-malas, outro elemento de identidade visual da geração.
Interior e Conforto
Por dentro, o Civic EXL oferece acabamento de alta qualidade, com materiais agradáveis ao toque e montagem precisa. O painel tem um layout moderno, com elementos digitais e uma central multimídia bem posicionada. O volante multifuncional revestido em couro transmite uma sensação premium, e os bancos também são revestidos em couro sintético, com bom suporte lateral e conforto para longas viagens.
O espaço interno é outro ponto forte: mesmo com o teto com queda acentuada, os passageiros do banco traseiro têm bom espaço para cabeça e pernas. A distância entre-eixos generosa (2,70 metros) contribui para o conforto dos ocupantes. O porta-malas tem capacidade para 519 litros, o que o torna bastante prático para uso familiar e viagens.
Tecnologia e Equipamentos
O Civic EXL 2.0 2019 é bem equipado. Entre os principais itens de série, destacam-se:
-
Central multimídia de 7 polegadas sensível ao toque, com integração com Apple CarPlay e Android Auto.
-
Ar-condicionado digital automático.
-
Botão de partida do motor (Start/Stop) e entrada sem chave (Keyless).
-
Piloto automático (Cruise Control).
-
Câmera de ré com múltiplos ângulos.
-
Painel digital com computador de bordo completo.
-
Freio de estacionamento eletrônico com função “Brake Hold”.
-
Faróis com acendimento automático.
Esses equipamentos contribuem para uma experiência de condução mais prática e prazerosa. A conectividade é boa, e o sistema de som entrega qualidade razoável para a categoria.
Motorização e Desempenho
O motor do EXL 2.0 é o já conhecido 2.0 i-VTEC FlexOne, de quatro cilindros, aspirado, que entrega:
-
155 cv com etanol (ou 150 cv com gasolina) a 6.300 rpm.
-
19,5 kgfm de torque com etanol a 4.800 rpm.
O câmbio é automático do tipo CVT, que simula 7 marchas e é muito bem calibrado para proporcionar uma condução suave e eficiente. Embora não seja um carro esportivo, o Civic EXL tem desempenho mais que suficiente para o uso urbano e em estrada, com aceleração linear e retomadas satisfatórias.
O consumo é razoável para um carro com motor 2.0 aspirado:
-
Cidade: cerca de 7,1 km/l com etanol e 10,5 km/l com gasolina.
-
Estrada: cerca de 9,0 km/l com etanol e 13,0 km/l com gasolina.
Segurança
No quesito segurança, o EXL traz:
-
6 airbags (frontais, laterais e de cortina).
-
Controle de estabilidade (VSA) e tração.
-
Assistente de partida em rampa (HSA).
-
Freios ABS com EBD.
-
Estrutura de deformação programada (ACE) da Honda.
Embora não tenha os sistemas mais avançados de assistência à condução (presentes na versão Touring), ainda oferece um bom pacote para a categoria.
Custo-benefício e Manutenção
O Honda Civic EXL 2019 é uma excelente escolha no mercado de seminovos. Seu valor tende a ser mais acessível do que os zero-quilômetro de hoje, mas ele mantém um bom valor de revenda, em parte pela confiabilidade da marca e pelo baixo índice de manutenção corretiva.
A manutenção preventiva é simples e as peças são relativamente fáceis de encontrar. O seguro tem valor médio, e o consumo pode ser gerenciado com condução moderada.