HONDA-CIVIC EXL
O HONDA-CIVIC EXL 2017 2.0 é um modelo da décima geração do Civic, um dos carros mais icônicos e populares da história da Honda. A décima geração, lançada em 2016, trouxe uma grande reestilização e várias melhorias em relação aos modelos anteriores, tanto no design quanto na tecnologia, no conforto e nas características de desempenho. O modelo EXL, que é uma das versões intermediárias de acabamento, combina bem entre preço, recursos e desempenho.
Design Exterior e Interior
O design exterior do Honda Civic EXL 2017 apresenta uma abordagem mais agressiva e sofisticada em comparação com as versões anteriores. A carroceria recebeu linhas mais fluídas, mais aerodinâmicas e uma frente mais imponente, com uma grade frontal maior e faróis full LED, o que confere um visual mais moderno e esportivo ao veículo. A lateral do carro exibe uma silhueta mais musculosa, com uma curva na parte inferior das portas que destaca a largura do modelo. A traseira traz lanternas em LED e um pequeno spoiler integrado, reforçando a sensação de esportividade sem exageros.
O interior do Civic EXL 2017 é, sem dúvida, um dos pontos altos do carro. A cabine é espaçosa, com materiais de boa qualidade, e um design clean, com destaque para o painel de instrumentos, que é digital e conta com uma tela multimídia central de 7 polegadas, compatível com Apple CarPlay e Android Auto. O volante é multifuncional e revestido em couro, e os bancos também são de couro, proporcionando um toque de sofisticação e conforto. A cabine do Civic EXL 2017 se destaca também pelo espaço interno, com bom espaço para as pernas e cabeça tanto nos bancos dianteiros quanto nos traseiros, o que é um ponto positivo para um sedã médio.
Desempenho e Motor
O Honda Civic EXL 2017 é equipado com o motor 2.0 i-VTEC de 155 cavalos de potência a 6.500 rpm e torque de 19,5 kgf.m a 4.600 rpm. Esse motor é um quatro cilindros naturalmente aspirado que entrega um desempenho equilibrado, sendo eficiente tanto para o uso urbano quanto para viagens mais longas. Com uma aceleração suave, o Civic EXL se destaca pela entrega linear de potência, tornando a condução muito agradável. A aceleração de 0 a 100 km/h é alcançada em cerca de 9 segundos, o que é muito bom para a categoria.
A transmissão do modelo é CVT (transmissão continuamente variável), que tem como principal vantagem a suavidade nas trocas de marcha e o consumo mais baixo de combustível. Essa transmissão, apesar de não ter a mesma resposta esportiva de uma manual ou automática convencional, ajuda a melhorar a eficiência do veículo, permitindo um consumo de combustível na casa de 7,5 km/l na cidade e até 11,5 km/l na estrada, dependendo do estilo de direção.
Em termos de suspensão, o Civic EXL 2017 oferece um equilíbrio entre conforto e estabilidade. A suspensão dianteira é independente, com McPherson, e a traseira é independente, com duplo braço. Isso resulta em uma dirigibilidade agradável, com o carro se comportando bem em curvas e oferecendo uma condução confortável, absorvendo bem as imperfeições do solo. A direção é elétrica, oferecendo uma boa sensação de precisão e leveza.
Equipamentos e Tecnologia
O Honda Civic EXL 2017 se destaca pelo nível de equipamentos de série. Ele vem bem equipado com uma série de recursos de conforto e segurança, incluindo ar-condicionado digital dual-zone, tela multimídia de 7 polegadas com integração com smartphone (Apple CarPlay e Android Auto), sistema de som premium de 8 alto-falantes, banco do motorista com ajuste elétrico em 8 posições, e start-stop (botão de partida sem chave).
No campo da segurança, o Civic EXL 2017 traz uma boa gama de recursos. Ele possui 6 airbags, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem), controle de tração e controle de estabilidade. Além disso, o modelo conta com câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, e assistente de partida em rampa, o que facilita o manuseio e melhora a segurança durante a condução.