FIAT-CRONOS PRECISION
O FIAT-CRONOS PRECISION 1.8 2020 é a versão topo de linha do sedã compacto da marca italiana, baseado na mesma plataforma do Argo. Lançado para substituir o veterano Fiat Siena e competir com modelos como Chevrolet Onix Plus, Hyundai HB20S e Volkswagen Virtus, o Cronos na versão Precision aposta em um pacote de equipamentos mais completo, visual mais sofisticado e motor 1.8 E.torQ para agradar quem busca conforto e desempenho na categoria dos sedãs compactos.
Design: Elegância com toque esportivo
O visual do Fiat Cronos é um de seus grandes trunfos. A frente segue o estilo do Argo, com grade estreita, faróis afilados com máscara negra e para-choque com linhas fluidas. A versão Precision se diferencia pelas rodas de liga leve de 16 polegadas, frisos cromados nas janelas, retrovisores com repetidores de seta, e detalhes que conferem um aspecto mais sofisticado ao modelo.
Na traseira, o design é limpo e moderno, com lanternas horizontais que invadem a tampa do porta-malas. O resultado é um sedã com aparência equilibrada e contemporânea, distante da imagem conservadora dos antigos modelos da Fiat nesse segmento.
Motorização e Desempenho
O motor do Cronos Precision 2020 é o conhecido 1.8 E.torQ EVO VIS, com quatro cilindros, 16 válvulas e comando de válvulas variável. Ele entrega 139 cv com etanol e 135 cv com gasolina, ambos a 5.750 rpm, com torque de 19,3 kgfm (E) ou 18,8 kgfm (G) a 3.750 rpm. Esse motor é acoplado ao câmbio automático de 6 marchas, com opção de trocas manuais na alavanca (modo sequencial).
O desempenho é satisfatório para a proposta. O Cronos acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 10 segundos e atinge velocidade máxima de aproximadamente 190 km/h. As trocas de marcha são suaves, e a condução é agradável tanto na cidade quanto na estrada. O câmbio de 6 marchas é bem acertado e melhora a dirigibilidade em comparação com os antigos automatizados da Fiat.
Consumo de combustível
O motor 1.8 não é o mais econômico do segmento, mas entrega bons resultados considerando o porte e o peso do veículo. De acordo com o INMETRO, os números são:
-
Gasolina: 10,3 km/l na cidade e 13,0 km/l na estrada
-
Etanol: 7,2 km/l na cidade e 9,1 km/l na estrada
Apesar de não ser referência em consumo, o Cronos Precision é mais eficiente que outros sedãs com motor 1.8 aspirado, graças ao câmbio bem calibrado.
Espaço interno e conforto
O interior do Cronos é bem resolvido. A versão Precision traz acabamento mais refinado, com detalhes em preto brilhante, painel com textura agradável ao toque e bancos em couro (disponíveis como opcional ou em pacotes). O espaço interno é confortável para cinco ocupantes, com bom espaço para pernas e cabeça nos bancos traseiros.
O porta-malas de 525 litros é um dos maiores da categoria, ideal para famílias ou quem viaja com frequência. Além disso, o banco traseiro é bipartido e rebatível, aumentando a versatilidade.
Equipamentos e tecnologia
A lista de equipamentos da versão Precision é bastante completa. Entre os principais itens de série, destacam-se:
-
Ar-condicionado digital automático
-
Central multimídia Uconnect de 7″ com Android Auto e Apple CarPlay
-
Volante multifuncional com comandos de som e telefone
-
Direção elétrica
-
Computador de bordo
-
Piloto automático (cruise control)
-
Câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro
-
Retrovisores elétricos com tilt-down
-
Vidros elétricos nas quatro portas com função one-touch
-
Faróis de neblina e luzes diurnas de LED
Itens como bancos em couro, chave presencial (keyless entry/go) e partida por botão eram oferecidos como opcionais ou pacotes adicionais, tornando o modelo bastante completo quando equipado ao máximo.
Segurança
No quesito segurança, o Cronos Precision 1.8 2020 oferece o básico obrigatório:
-
Duplo airbag frontal
-
Freios ABS com EBD
-
ISOFIX para cadeirinhas
-
Cintos de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes
Infelizmente, controle de estabilidade e tração (ESC e TC) e assistente de partida em rampa (Hill Holder) estavam presentes apenas em versões com motor 1.3 ou versões com pacotes adicionais. Isso é um ponto negativo para uma versão topo de linha, especialmente se comparada aos concorrentes que já ofereciam esses recursos de série.