CHEVROLET-MERIVA MAXX
A CHEVROLET-MERIVA MAXX 1.4 2011 é uma minivan compacta que conquistou muitos brasileiros por seu espaço interno inteligente, praticidade e baixo custo de manutenção. Lançada no Brasil em 2002 e produzida até 2012, a Meriva foi uma das primeiras minivans pequenas nacionais e logo se destacou por unir características de um carro urbano com a funcionalidade de um veículo familiar.
Na versão Maxx 1.4, lançada nos últimos anos de produção, a Meriva passou a ser mais voltada à economia de combustível e ao custo-benefício, sem abrir mão da confiabilidade já conhecida da linha.
Design e estilo
O design da Meriva é simples, funcional e bem característico da proposta de minivan compacta. Em 2011, ela já trazia um visual defasado em relação aos concorrentes mais modernos, mas ainda mantinha sua identidade visual clara, com faróis grandes, capô curto e linhas arredondadas.
O modelo Maxx vinha com rodas de aço com calotas, molduras plásticas nas laterais e maçanetas pretas, reforçando seu apelo mais básico, porém prático. Sua altura elevada em relação ao solo e ampla área envidraçada proporcionam ótima visibilidade ao dirigir, o que é ideal para uso urbano.
Motorização e desempenho
A grande aposta da Meriva Maxx 1.4 2011 está no motor 1.4 Econo.Flex, de 4 cilindros, 8 válvulas, com potência de até 105 cv com etanol e torque máximo de 13,4 kgfm também com etanol. Com gasolina, os números caem um pouco, mas ainda entregam desempenho satisfatório para a proposta do carro.
Esse motor é conhecido pela economia de combustível e simplicidade mecânica. Ele é acoplado a um câmbio manual de 5 marchas, com engates razoavelmente precisos e marcha bem escalonada para uso urbano.
No entanto, por ser um veículo relativamente pesado para o motor 1.4 (mais de 1.200 kg), o desempenho é apenas modesto. Em subidas com carga ou com ar-condicionado ligado, o motor pode demonstrar certa limitação, exigindo mais trocas de marcha. Ainda assim, para quem busca um carro mais voltado à economia e ao transporte familiar urbano, ele atende bem.
Consumo de combustível
A Meriva Maxx 1.4 2011 tem como um dos seus principais atrativos o consumo de combustível. Os números aproximados são:
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Cidade: 7,5 km/l com etanol e 10,5 km/l com gasolina
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Estrada: 9,5 km/l com etanol e até 13 km/l com gasolina
Esses dados a colocam entre os modelos mais econômicos da categoria em sua época, especialmente considerando seu espaço interno.
Espaço interno e conforto
O grande destaque da Meriva sempre foi sua versatilidade interna. O modelo possui um dos melhores aproveitamentos de espaço entre os carros compactos da Chevrolet. O interior acomoda confortavelmente até cinco adultos e o sistema FlexSpace, presente em versões mais completas, permite o rebatimento e deslizamento dos bancos traseiros, criando inúmeras combinações para transporte de cargas e passageiros.
O acabamento interno é simples, mas funcional. A versão Maxx vinha equipada com direção hidráulica, ar-condicionado, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos, volante com ajuste de altura e rádio com CD player, oferecendo um pacote básico, porém suficiente para muitos motoristas.
O porta-malas tem capacidade de 350 litros, o que é razoável para uma minivan compacta. Com os bancos traseiros rebatidos, o volume de carga pode superar os 1.000 litros, ideal para quem precisa de versatilidade.
Segurança e equipamentos
No quesito segurança, a Meriva Maxx 1.4 2011 não se destaca muito. Na época, o modelo não trazia airbags ou freios ABS de série, itens que só passaram a ser obrigatórios no Brasil a partir de 2014. Portanto, muitos exemplares dessa versão podem não contar com esses itens básicos.
Outros equipamentos como faróis de neblina, retrovisores elétricos ou computador de bordo só estão disponíveis em versões mais completas.
Mercado de usados e manutenção
A Chevrolet Meriva Maxx 1.4 2011 ainda tem uma presença sólida no mercado de usados, principalmente pelo seu baixo custo de aquisição, manutenção acessível e boa oferta de peças. É comum encontrar unidades bem conservadas por preços entre R$ 20.000 e R$ 30.000, dependendo da região e da quilometragem.