CHEVROLET-CRUZE LTZ
O CHEVROLET-CRUZE LTZ Sedan 1.4 Turbo 2022 representa uma das opções mais interessantes do segmento de sedãs médios no Brasil, unindo um bom nível de sofisticação, um motor moderno e eficiente, além de um pacote tecnológico que o coloca à frente de muitos concorrentes. Posicionado entre as versões mais completas da linha Cruze, o LTZ oferece uma excelente relação custo-benefício para quem busca um carro confortável para o dia a dia, mas também pronto para pegar estrada com segurança e desempenho.
Design Moderno e Elegante
O Cruze Sedan 2022 apresenta um design sofisticado, com linhas bem definidas e um visual que transmite solidez e elegância. Na versão LTZ, os detalhes cromados, as rodas de liga leve aro 17 com acabamento diamantado, os faróis com luzes diurnas em LED e o friso na grade frontal dão um toque mais premium ao carro. A traseira é bem resolvida, com lanternas em LED que acompanham o estilo refinado da dianteira.
As proporções do Cruze ajudam a reforçar essa sensação de sedã de categoria superior. Com 4,66 metros de comprimento e 2,70 metros de entre-eixos, ele oferece excelente espaço interno, especialmente para os passageiros do banco traseiro.
Motorização Eficiente e Ágil
Sob o capô, o Cruze LTZ Sedan 2022 vem equipado com o já conhecido motor 1.4 turbo Flex da Chevrolet. Ele entrega 153 cv de potência com etanol (ou 150 cv com gasolina) e 24,5 kgfm de torque já a partir de 2.000 rpm, garantindo boas respostas tanto na cidade quanto em velocidades de estrada. Esse motor é casado com um câmbio automático de seis marchas com trocas suaves e bem calibradas.
Apesar de ser turbo, o motor do Cruze é voltado mais para a eficiência e o conforto do que para a esportividade. Mesmo assim, o desempenho é satisfatório: o 0 a 100 km/h é feito em cerca de 9 segundos, o que é bastante bom para a categoria. O consumo também agrada: segundo o INMETRO, ele faz cerca de 7,6 km/l com etanol na cidade e até 11,1 km/l com gasolina na estrada.
Interior Bem Acabado e Tecnológico
Por dentro, o Cruze LTZ entrega um ambiente confortável e moderno. O acabamento é de boa qualidade, com materiais macios ao toque no painel e nos apoios de braço. O painel central é dominado pela central multimídia MyLink com tela de 8 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay (inclusive via conexão sem fio, o que é um diferencial). Há também carregador de celular por indução, ar-condicionado digital, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis e partida por botão com chave presencial.
O quadro de instrumentos combina mostradores analógicos com uma tela digital central, fornecendo todas as informações de forma clara. Os bancos são revestidos em couro sintético, com ajuste elétrico para o motorista e aquecimento nos dianteiros.
Segurança em Destaque
No quesito segurança, o Cruze LTZ é bem completo. Ele conta com 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, além de sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré e alerta de ponto cego – item importante em veículos maiores.
Outra tecnologia presente é o sistema OnStar, que oferece serviços de emergência, concierge, rastreamento e acesso remoto ao veículo via aplicativo. Esse recurso reforça o apelo tecnológico e a segurança do modelo.
Conforto e Espaço
Com bom espaço para cinco ocupantes, o Cruze LTZ Sedan também oferece um porta-malas de 440 litros, suficiente para a bagagem de uma família em viagens curtas ou médias. O isolamento acústico é eficaz, garantindo silêncio a bordo, mesmo em velocidades mais elevadas. A suspensão é bem ajustada, absorvendo bem as irregularidades do solo sem comprometer a estabilidade.
Conclusão: Um Sedã Médio Completo
O Chevrolet Cruze LTZ 1.4 Turbo 2022 é uma excelente opção para quem deseja um sedã médio moderno, com visual sofisticado, motor eficiente, bom espaço interno e um pacote tecnológico completo. Ele compete com modelos como o Toyota Corolla, Honda Civic (nas versões anteriores) e Hyundai Elantra, mas se destaca por sua dirigibilidade agradável, custo-benefício e conectividade avançada.
















