CHEVROLET-CELTA LT
O CHEVROLET-CELTA LT 1.0 2014 representa uma das versões mais completas do compacto da GM. Ele oferece uma proposta acessível, prática e econômica, alinhada às necessidades urbanas brasileiras. A linha Celta passou por uma segunda reestilização em 2012, que trouxe mudanças estéticas e de acabamento interno, consolidando o modelo até sua descontinuação em 2015 .
A versão LT, mais equipada que as básicas, trouxe itens como ar quente, desembaçador de vidro traseiro, protetor de cárter e acabamento em detalhes prata (“Matt Chrome”) . Desde 2014, o modelo já contava com airbag duplo e freios ABS como itens obrigatórios de série, atendendo à nova legislação brasileira
2. Motorização e Desempenho
Motor e especificações técnicas
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Motor 1.0 VHCE Flexpower, da família GM “Família I”, 999 cm³, 4 cilindros em linha. Aspiração natural, comando no cabeçote com correia dentada e injeção eletrônica multiponto
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Potência: 78 cv com etanol e 77 cv com gasolina, ambos a 6.400 rpm; torque: 9,7 kgfm (E) e 9,5 kgfm (G) a 5.200 rpm
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Taxa de compressão elevada (12,6:1), característica da motorização VHC‑E, que prioriza eficiência e economia
Desempenho
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Aceleração de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos; velocidade máxima de 161 km/h O rendimento é mais que suficiente para uso urbano, trânsito e pequenas rodovias.
3. Consumo e Eficiência
Destaque para a eficiência de combustíveis:
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Urbano: 7,6 km/l com etanol / 10,7 km/l com gasolina.
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Rodoviário: 8,7 km/l com etanol / 12,8 km/l com gasolina
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Com o tanque de 54 litros, a autonomia chega a cerca de 410 km na cidade (álcool) e 470 km na estrada; e 614 km na cidade e até 690 km na estrada (gasolina)
A Chevrolet destacou esse motor como “o mais potente da categoria” na época, ressaltando também sua autonomia estendida com gasolina, chegando a 900 km em situações ideais
4. Dimensões, Suspensão e Manobrabilidade
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Dimensões: 3.788 mm de comprimento, largura de aproximadamente 1.626 mm, altura de 1.429 mm, entre-eixos de 2.443 mm
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Peso de 890 kg e porta-malas de 260 litros
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Suspensão dianteira McPherson independente com molas helicoidais; traseira com eixo de torção
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Freios a disco na dianteira e tambor na traseira, direção hidráulica com diâmetro de giro compacto de 9,8 m
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Pneus de série: 165/70 R13
Essas especificações garantem um bom nível de estabilidade e conforto em ruas urbanas, além de excelente dirigibilidade em manobras e estacionamentos.
5. Itens de Série e Conforto
Na ficha técnica são citados os seguintes itens da versão LT 1.0 2014:
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Vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, desembaçador traseiro, ar‑quente e controle elétrico de vidros
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A partir de 2014, passou a oferecer airbag duplo e freios ABS como itens de série, aumentando a segurança Painel e acabamento interno com reestilização de 2012, incluindo grafismo em “Ice Blue”, tecidos renovados, novos comandos de climatização e volante com detalhes em prata
O espaço interno é compatível com carros compactos: acomoda bem quatro adultos, mas com restrições de espaço geral para ocupantes mais altos; em compensação, a suspensão filtra bem irregularidades, oferecendo conforto urbano
6. Segurança
A partir de 2014, o Celta começou a vir com airbags frontais duplos e freios ABS de fábrica, ajustando-se à nova legislação.
Em versões anteriores, a segurança era vista como básica, mas com essa atualização, o modelo ficou razoável dentro da categoria de compactos de entrada. Ainda assim, não contava com itens avançados como controles de estabilidade ou airbags laterais.
7. Manutenção, Custo-benefício e Mercado
Este modelo se destaca por:
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Baixo custo de manutenção, com ampla disponibilidade de peças e mecânica simples, além de rede de serviços consolidada
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Seguro e IPVA geralmente acessíveis, compatíveis com o segmento de entrada Desvalorização moderada — estimada em cerca de 3 % ao ano
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Boa liquidez no mercado de seminovos, sendo uma opção atrativa para quem busca praticidade e economia.