VOLKSWAGEN-VIRTUS COMFORTLINE
VOLKSWAGEN-VIRTUS COMFORTLINE 1.0 TSI 2019, com cerca de 600 palavras, abordando seu design, desempenho, conforto, equipamentos, segurança e custo-benefício.
Volkswagen Virtus Comfortline 1.0 Turbo 2019: equilíbrio entre eficiência e conforto
O Volkswagen Virtus Comfortline 1.0 TSI 2019 é um dos sedãs compactos mais equilibrados de sua categoria. Derivado do consagrado Polo, o Virtus foi lançado com a proposta de oferecer mais espaço interno e conforto, mantendo o mesmo nível de tecnologia e eficiência do hatch. O resultado é um carro que combina bem o desempenho do motor turbo com um pacote de equipamentos bastante completo, ideal para quem busca um veículo versátil, moderno e econômico.
Design e dimensões
Visualmente, o Virtus 2019 segue a linguagem de design global da Volkswagen, com linhas sóbrias, elegantes e proporcionais. A dianteira é praticamente idêntica à do Polo, com faróis alongados, grade horizontal e o logotipo centralizado. No entanto, o Virtus se diferencia pelo entre-eixos mais longo — são 2,65 metros, o mesmo do sedã médio Jetta —, o que proporciona excelente espaço interno, especialmente para os passageiros do banco traseiro.
A traseira do Virtus é um dos pontos altos do design. O porta-malas, de 521 litros, é muito bem integrado ao conjunto visual, sem parecer desproporcional, como ocorre em alguns sedãs derivados de hatches. O resultado é um carro com aparência equilibrada e elegante, transmitindo uma sensação de categoria superior à dos sedãs compactos tradicionais.
Motorização e desempenho
O Virtus Comfortline 2019 vem equipado com o eficiente motor 1.0 TSI de três cilindros, que entrega 128 cv de potência com etanol (ou 116 cv com gasolina) e 20,4 kgfm de torque, disponíveis já a partir de 2.000 rpm. Esse propulsor é o mesmo usado em modelos como Polo, T-Cross e até mesmo no Golf 1.0 em versões de entrada.
O câmbio é automático de seis marchas, com trocas suaves e modo manual na alavanca. O conjunto proporciona desempenho ágil e agradável no uso urbano, além de garantir boa eficiência energética. Segundo dados do Inmetro, o Virtus 1.0 TSI 2019 faz 11,2 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada com etanol, números que podem chegar a 13,9 km/l e 17,4 km/l, respectivamente, quando abastecido com gasolina.
O desempenho também impressiona: o sedã acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 9,9 segundos, um ótimo tempo para um motor 1.0 turbo. Essa agilidade é reforçada pela boa calibração da transmissão e pela leveza da carroceria, construída sobre a moderna plataforma MQB-A0.
Conforto e interior
Por dentro, o Virtus Comfortline 2019 traz o padrão de acabamento característico da Volkswagen: funcional, ergonômico e bem montado. Os materiais são de boa qualidade, e o isolamento acústico é eficiente, tornando o ambiente interno bastante agradável.
O painel é praticamente o mesmo do Polo, com desenho horizontal e central multimídia Composition Media de 8 polegadas (em algumas versões), compatível com Android Auto e Apple CarPlay. O ar-condicionado é digital, e há controle elétrico dos vidros e retrovisores, além de volante multifuncional com ajustes de altura e profundidade.
Os bancos dianteiros oferecem bom apoio lateral, e o espaço traseiro é um dos maiores da categoria. Três adultos viajam com conforto, graças ao generoso entre-eixos e ao assoalho quase plano.
Itens de série e segurança
Na versão Comfortline, o Virtus já sai de fábrica bem equipado. Entre os principais itens de série, estão:
-
Direção elétrica progressiva
-
Controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (ASR)
-
Bloqueio eletrônico do diferencial (EDS)
-
Assistente de partida em rampas (HHC)
-
Ar-condicionado digital
-
Vidros, travas e retrovisores elétricos
-
Computador de bordo
-
Sistema de som com tela sensível ao toque
-
Volante multifuncional com regulagem
-
Faróis de neblina com função “cornering light”
-
Rodas de liga leve aro 15
No quesito segurança, o Virtus se destaca. Além dos controles eletrônicos de estabilidade e tração, oferece quatro airbags (frontais e laterais), estrutura reforçada e nota máxima nos testes do Latin NCAP — tanto para proteção de adultos quanto de crianças.
















