FORD-FOCUS TITANIUM
O FORD-FOCUS TITANIUM Hatch 2.0 2016 é uma das versões mais completas da terceira geração do Focus no Brasil, voltada para quem procura um hatch médio com desempenho acima da média, bom nível de acabamento e recheado de tecnologia. Lançado em um mercado competitivo, o modelo se destacou por trazer itens normalmente encontrados apenas em veículos de categoria superior.
Design e Estilo
Em 2016, o Focus passou por um facelift importante, adotando o novo padrão visual global da Ford, chamado de Kinetic Design. A frente ficou mais moderna, com faróis afilados e uma grade trapezoidal cromada, lembrando os modelos da Aston Martin. A versão Titanium, sendo a topo de linha, traz alguns diferenciais visuais, como rodas de liga leve aro 17 com acabamento exclusivo, lanternas traseiras em LED e detalhes cromados na carroceria.
No interior, o modelo impressiona pela qualidade dos materiais e pelo bom acabamento. Há revestimento em couro nos bancos e no volante, além de detalhes em black piano no painel. O espaço interno é bom para quatro adultos, com conforto razoável para cinco ocupantes em trajetos curtos. O porta-malas tem capacidade de 316 litros, dentro da média para hatches médios.
Motorização e Desempenho
O Focus Titanium Hatch 2.0 2016 é equipado com o motor 2.0 Duratec Direct Flex, um dos mais modernos da categoria na época. Esse motor de injeção direta entrega 178 cv com etanol (ou 175 cv com gasolina) e torque de 22,5 kgfm, o que garante desempenho bastante satisfatório. A aceleração de 0 a 100 km/h fica em torno de 9 segundos, e a velocidade máxima ultrapassa os 210 km/h.
A transmissão é automática sequencial de seis marchas, com trocas suaves e possibilidade de trocas manuais pela alavanca. Uma das grandes qualidades do Focus sempre foi a sua dinâmica de condução. A suspensão traseira independente (multilink) oferece ótimo equilíbrio entre conforto e estabilidade. A direção elétrica é precisa e progressiva, proporcionando uma condução prazerosa tanto na cidade quanto na estrada.
Tecnologia e Equipamentos
Por ser a versão mais completa, o Titanium traz uma vasta lista de equipamentos de série, o que o coloca em um patamar superior aos concorrentes da época. Entre os principais itens, destacam-se:
-
Central multimídia SYNC 2 com tela de 8 polegadas, comandos de voz, GPS e conectividade Bluetooth e USB;
-
Ar-condicionado digital dual zone;
-
Chave presencial (Keyless) com partida por botão;
-
Controle de cruzeiro (piloto automático);
-
Sensor de chuva e crepuscular;
-
Faróis de xenônio com lavadores;
-
Câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros;
-
Sistema de estacionamento automático (Park Assist);
-
6 airbags (frontais, laterais e de cortina);
-
Controle de estabilidade (ESP) e tração (TCS);
-
Assistente de partida em rampas (HLA).
Consumo
O consumo, apesar do bom desempenho, é razoável. De acordo com o INMETRO:
-
Etanol: cerca de 6,4 km/l na cidade e 8,3 km/l na estrada;
-
Gasolina: em torno de 9,5 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada.
Não é o mais econômico da categoria, mas está dentro do esperado para um carro com motor 2.0 aspirado e injeção direta.
Pontos Fortes
-
Excelente comportamento dinâmico;
-
Nível de equipamentos digno de carro premium;
-
Design moderno e esportivo;
-
Bom desempenho com motor 2.0 flex;
-
Conforto e acabamento interno.
Pontos Fracos
-
Consumo poderia ser melhor;
-
Custo de manutenção mais alto que a média;
-
Espaço no porta-malas limitado;
-
Desvalorização relativamente acentuada no mercado de usados;
-
A central multimídia SYNC 2 é menos intuitiva que sistemas mais modernos.
Conclusão
O Ford Focus Titanium Hatch 2.0 2016 é uma excelente opção para quem procura um hatch médio completo, potente e com bom nível de sofisticação. Ainda que já não seja mais produzido no Brasil (a Ford encerrou a produção do Focus em 2019), o modelo segue como uma alternativa interessante no mercado de seminovos e usados.